top of page

Projetos de Extensão Comunitária

As universidades e as faculdades com o ensino superior cumprem um grande papel no âmbito social, há previsibilidade na Constituição Brasileira, pois o artigo 207 diz que “As universidades (…) obedecerão ao princípio da dissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.


Ensino, pesquisa e extensão constituem os três pilares básicos de uma universidade/faculdade e devem receber igualdade de tratamento por parte das instituições de ensino. As atividades de ensino e pesquisa são as mais conhecidas, já que ocorrem dentro do ambiente acadêmico, com todos os alunos tendo acesso a elas.
No caso, falamos de extensão universitária, que seriam todas as atividades promovidas por instituições de ensino superior destinadas à interação entre ela e a comunidade na qual está inserida, constituindo uma ponte permanente entre a universidade/faculdade e a sociedade. Elas ultrapassam o âmbito específico do ambiente acadêmico, sendo abertas ao público não universitário.


OBJETIVO
O objetivo principal das atividades de extensão é a troca de conhecimentos. Além de levar os conceitos e aprendizados desenvolvidos no ambiente acadêmico à comunidade não universitária, a instituição e, consequentemente, os alunos que participam desse tipo de atividade aprendem as necessidades, anseios, aspirações e saberes da comunidade, socializando e democratizando o conhecimento.
De maneira geral, as universidades têm um departamento específico para gestão das atividades e dos projetos de extensão universitária. Ali, os alunos podem obter informações sobre tudo que está sendo realizado pela instituição nesse sentido e, inclusive, candidatar-se para participar.


CRITÉRIOS
Todos os projetos de extensão universitária são coordenados e acompanhados por professores e profissionais das respectivas áreas do conhecimento a qual se destinam. Qualquer aluno da faculdade pode participar das atividades de extensão; dependendo do projeto, há, inclusive, a possibilidade de buscar uma bolsa-auxílio do governo (algo que a seu tempo, precisaremos viabilizar a partir da consolidação dos projetos desenvolvidos). Os pré-requisitos para se candidatar variam bastante e dependem de cada projeto.


ATIVIDADES
Entre as atividades de extensão universitária mais comuns estão cursos de formação, capacitação e qualificação abertos ao público, além da elaboração e administração de projetos sociais e ambientais articulados para a comunidade. Entre eles, podemos citar os mais pertinentes à nossa realidade:
• Cursos, palestras e conferências;
• Atividades de ensino a distância;
• Cursos de férias ou de verão;
• Colônia de férias;
• Apresentações culturais (teatro, musicais e feiras);
• Eventos esportivos;
• Atividade de cunho social em parceria com outras instituições.

Todas essas atividades promovem a interação da comunidade em geral com os alunos envolvidos nos projetos, permitindo que eles entendam e fundamentem os aprendizados obtidos em sala de aula na prática.
Outra função bastante importante das atividades de extensão universitária é a elaboração e articulação de políticas públicas, por meio da participação da comunidade em fóruns, consultorias e núcleos específicos de atuação. Essa é uma maneira extremamente eficiente de a universidade cumprir o seu papel, devolvendo à sociedade todo o conhecimento e pesquisa ali gerados de maneira aplicada.


BENEFÍCIOS AOS DISCENTES
É durante as atividades de extensão universitária que os alunos das mais diversas áreas do conhecimento (no nosso caso, filosofia e teologia), vão poder praticar o que aprenderam na universidade/faculdade, consolidando o aprendizado. Por isso, participar de um projeto de extensão permitirá que o aluno ganhe experiência em sua futura ‘profissão’, por meio da prestação de serviços à comunidade.
Além disso, os alunos conhecerão, de fato, as reais necessidades sociais relacionadas ao curso que está fazendo, ampliando imensamente seus horizontes. Dessa forma, saber-se-á exatamente do que as pessoas realmente precisam e no que o conhecimento acadêmico poderá ajudar no atendimento a essas necessidades. Essa experiência poderá ser extremamente útil e inspiradora se os alunos souberem aproveitá-la da melhor maneira.
Por fim, não se pode deixar de lado o extremo engrandecimento pessoal que alguns projetos de extensão podem proporcionar. Ao trabalhar com crianças ou pessoas carentes, por exemplo, os alunos poderão descobrir valores que nem desconfiava que tinha. Além disso, a sensação de estar ajudando o próximo e retornando à sociedade tudo o que se aprende na universidade/faculdade é indescritível.
Um dos principais objetivos da extensão universitária é justamente preparar melhor os profissionais para atenderem às demandas da sociedade, complementando sua formação por meio da possibilidade de união do ensino acadêmico com aplicação prática. Além do mais, os projetos desenvolvidos contarão como horas de estágio nas atividades complementares.


Professor Responsável pelos projetos de extensão: Me. Reginaldo Marcolino

bottom of page
...