top of page
CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (Online)

Trilogia teológica: Cristologia e Soteriologia, Missiologia e Escatologia.

Apresentação dos conceitos presentes nas obras de Pe. Dr. Hugues d’ANS (Pe. HUGO). 
Serão abordados os livros:

 

25/04/2023 - 19:30 às 21:00 horas

CRISTOLOGIA E SOTERIOLOGIA: Encarnação? Mediação? Redenção?

Acesso:  https://www.youtube.com/watch?v=z2BxtmJKDgY

A CRISTOLOGIA trata da Pessoa e da Doutrina de Cristo; a SOTERIOLOGIA reflete sobre a Redenção trazida por Jesus que se revelou como nosso Libertador e Salvador. Por isso, os dois tratados serão estudados simultaneamente. Após ter percorrido os títulos messiânicos nos Evangelhos Sinóticos e em São João, abordaremos a Cristologia e a Soteriologia do apóstolo São Paulo, de alguns Padres da Igreja e as formulações de fé dos Concílios cristológicos. à terceira parte da Suma Teológica de Santo Tomás de Aquino, que retrata o mistério da Encarnação, mostrando a figura de Cristo como Mediador e Salvador. Por fim, coroando essa obra, são apresentadas e comentadas as obras notáveis de Joseph Ratzinger (Bento XVI): A Infância de Jesus (2012) e Jesus de Nazaré (I parte, 2007; II parte, 2011). 265 p.

 

30/05/2023 - 19:30 às 21:00 horas

MISSIOLOGIA. Por que a missão? Sair ou ficar?

Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=8_-dBM8aZEc

A obra MISSIOLOGIA, após um rápido estudo bíblico sobre as origens e as exigências da missão, apresenta os principais documentos do Magistério sobre o anúncio do Evangelho publicados recentemente, desde a Encíclica Fidei Donum (Pio XII, 21/04/1957) até a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia (Francisco, 02/02/2020). Há, por opção do autor, um resumo bem elaborado dos textos do Magistério a fim de manter a estrutura, a dinâmica e os fundamentos dos documentos originais. Apesar de permanecer o insistente convite para lê-los na íntegra e nos originais, a obra possui uma amostra bem consistente do objetivo de se falar em missão na Igreja. 366 p.

27/06/2023 - 19:30 às 21:00 horas

ESCATOLOGIA. Ressurreição? Vida eterna? Fim do mundo?

Acesso: https://www.youtube.com/watch?v=8GwiA_zpJ7w

A obra ESCATOLOGIA tenta responder às perguntas mais frequentes que o povo faz a respeito do “fim do mundo”. Perguntas às quais quase ninguém responde, a não ser os fundamentalistas que dizem que tudo acontecerá do jeito que está escrito na Bíblia e até alguns, que se dizem “profetas”, tentam marcar a data desse assim chamado “fim”. A escatologia refere-se às “últimas realidades”: morte, ressurreição e vida eterna. Todos esses temas ganham sentido em Jesus Cristo, evento escatológico por excelência, Futuro Absoluto, o Primeiro e o Último de todas as coisas. A finalidade da escatologia não consiste em responder ao “quando” nem ao “como” acontecerão as últimas realidades, pois o próprio Cristo assim disse: “Quanto ao dia e a hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai” (Mt 24,36). De uma forma bem estruturada, a obra seguirá os passos do Catecismo da Igreja Católica, bem como o documento A esperança cristã na ressurreição da Comissão Teológica Internacional (1994). 216 p.

bottom of page
...